room Av. Duque de Caxias nº 850. Bairro: Esplanada da Estação phone 31 3831-3555

Notícias, Publicações


31/10/2019-OUTUBRO ROSA 2019- A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA AINDA É O MELHOR REMÉDIO.

por Administração Ciscel

OUTUBRO ROSA 2019

OUTUBRO ROSA/2019- PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA AINDA É O MELHOR TRATAMENTO.

Na data de hoje, 31/10/2019, a Diretora de Saúde, Srta Eva Cristina de Souza, palestrou na sede do Ciscel aos presentes no ambulatório e equipe administrativa, sobre O Câncer de mama. Houve apresentação de vídeos e a participação do público presente, seguido também do depoimento da Secretaria executiva, Sra Nelia Maria Tonelli Carvalho e da funcionária Márcia Alves, sobre vivências próprias.

Segundo a Diretora de saúde, o câncer é o nome dado a uma multiplicação desordenada  de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Os fatores de risco podem ser encontrados no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou costumes próprios de um determinado ambiente social e cultural. O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, braqueterapia, quimoterapia, radioterapia ou transpante de médula ossea. Em alguns casos é necessário combinar mais de uma modalidade.

“Apesar da tecnologia e da diversas formas de tratamento, a prevenção ainda é o melhor tratamento”, palavras da Diretora de saúde do Ciscel. Fica a dica: procurem o PSF de seu Município, agendem suas consultas com o ginecologista e/ou mastologistas, especialmente após os 50 anos que é o período de maior risco do aparecimento do câncer de mama nas mulheres. Estudam mostram que os homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, porém em pequena proporção em relação as mulheres(1/1000). Vamos juntas(os) na prevenção do câncer de mama.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.inca.com.br/31/10/2019

 

MATÉRIAS RELACIONADAS